Covid – 19: Nota da secretária de Saúde de Matões do Norte Maria José

O município de Matões do Norte está se organizando para encarar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com o avanço da doença pelo o Brasil, a Prefeitura de Matões do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um plano de prevenção e enfrentamento local. Tão logo ações serão repassadas as repartições públicas e outros segmentos da sociedade.

O propósito deste nosso plano é orientar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas para manutenção da saúde pública.

Aproveito para frisar que, em caso de pacientes com sintomas do Covid – 19 será realizada triagem e posteriores providencias. Ressalto ainda que, as estratégias são focadas na prevenção da doença e envolvem o trabalho de profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e toda equipe da SEMUS. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família também estão envolvidos no processo, com medidas simples e ações educativas dentro dos dispositivos de saúde do município.

Estamos orientando os profissionais para que repassem informações para a população que esteja no nosso posto avançado de Saúde José Araújo e também fazendo toda uma orientação em relação a cuidados simples e medidas de enfrentamento ao coronavírus, seguindo as orientações e protocolos instituídos pelo governo do Estado e Ministério da Saúde.

Faço um apelo à população que fiquem em casa, que saiam apenas por medidas de grande necessidade. Nesse sentido, estamos procurando mobilizar todos os segmentos da sociedade, entendendo que não é uma responsabilidade apenas da Secretaria Municipal de Saúde, mas uma responsabilidade que deve ser compartilhada com toda a sociedade. Não podemos trazer alarmes no sentido de causar um pânico na população. Não seremos irresponsáveis a tal ponto. Seremos cautelosos e não podemos negar que o coronavírus é uma realidade não apenas dos municípios grandes, mas que já se interiorizou e está, inclusive, nas pequenas cidades.

#FiqueemCasa

Maria José

Secretária municipal de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *